MENU
Wallpappers
Humor
Icones
Hardware
Ouvi Dizer...
LINKS UTEIS
DICAS CURTAS

Identificar hardware no Linux

MPlayer: Ler imagem iso de um DVD

O comando shutdown : Desligue, programe, e faça muito mais ...!

Ktimer o temporizador do KDE e não só

Verificação da integridade de arquivos e imagens iso

Backup da MBR

Como instalar fontes Truetype no Linux «Ubuntu »

Agendar tarefas com CRON

COISAS... INTERESSANTES!

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Nomes cientificos de alguns dos sistemas operacionais existentes

Fantastic Music

Blogs a mais conteudo a menos..

Ouvi dizer! ... que os numeros nasceram assim...

Pesquisa_no_linux_com_Recooll

Pesquisa no linux com Recooll

Tipo: Dica
Por:  Rui Pedro      08/03/2012

 Pagina 1 de 2

 

Desde sempre foi uma tormenta para mim procurar ficheiros que eu não sei onde estão no meu linux. No Windows essa é uma tarefa simples com o velho Procurar do Windows XP ao o Windows Searche do novos windows. Sei que o linux tem o comando find, sei que existe o nepomuk com o Strigi , etc... mas sinceramente nada disso me agradou.

Á cerca de dois meses eu necessitei de uns papeis que não encontrava de forma alguma, então resolvi pesquisar na net por uma ferramenta que me resolve-se o problema. Essa ferramenta apareceu e chama Recoll. Vamos então ver como funciona essa ferramenta.


O que é o Recoll.

Recoll é uma ferramenta de busca de desktop que oferece uma pesquisa de texto completa e eficiente (desde palavras simples até pesquisa complexa) numa interface gráfica amigável, com sofisticação técnica mínima e independente do ambiente de trabalho.

A ferramenta foi projectada para não exigir um daemon permanente e por isso ele pode actualizar o seu índice com uma periodicidade programada, por exemplo através de tarefas no Cron. Apenas se desejar, a tarefa de indexação pode ser executada como um daemon de monitoração do sistema de arquivos para atualizações em tempo real do índice.

Vejam algumas das suas características:

  • Qt GUI.
  • Xapian backend.
  • Indexes the contents of many document types: text, HTML, E-Mail stores of all kinds, OpenOffice, Microsoft Office and Office Open XML, AbiWord, KWord, Gaim, Lyx, Scribus, PDF, WordPerfect, PostScript, RTF, TeX, DVI, DjVu, MP3 and other audio file formats, JPEG and other image file formats.[4]
  • Recursively processes embedded documents (E-Mail attachments, Zip archives) to arbitrary depths.
  • Powerful query facilities, with boolean searches, wildcards, phrases, proximity, filter on file types and directory tree. GUI Boolean search build tool.
  • Xesam query language support
  • Word stemming is performed at query time (can switch stemming language after indexing).
  • Multiple indexes selectable at query time (ie: personal + system indexes).
  • Natively based on Unicode. Supports many languages and input character sets, including good support for east asian texts (CJK).
  • MD5 document hashes for the elimination of duplicates in result lists.
  • Batch and real-time indexing modes.
  • Python API.
  • Kicker (KDE) applet for easy launching.
  • Easy installation. No database daemon, web server or exotic language necessary.

Como puderam verificar trata-se de algo potente.

Para instalar o Recoll basta procurar por recoll no seu instalador de pacotes já que quase todas as distros oferecem a ferramenta nos seus repositórios pelo que será fácil a instalação. Repare quando selecionar os pacotes que provavelmente existem pacotes de integração ao sistema como por exemplo no Krunner etc...

Uma vês instalada a ferramenta procure nos seus menus de programas por este ícone ao digite na console o seguinte comando:

$ recoll

Em baixo a janela principal do Recoll

O passo seguinte será (se não lhe foi pedido durante o inicio a 1ª vês do programa) configurar as directorias a pesquisar, para isso vá ao menu Preferences e escolha Indexing Configuration a seguinte janela aparecerá:

Agora na caixa Top directories deverá escrever os caminhos para as directorias que seram alvo de pesquisas (por default será a sua home toda). Caso não queira que um ao mais directórios não sejam pesquisados, dentro dos directórios registados acima em Top directories mencione aqui esses directórios em Skipped directories.

Escolha as linguagens decorrentes e click sobre OK.

Agora que já configurou os directórios a pesquisar diriga-se ao menu File e Click sobre Update index para que se realize todo o trabalho de indexação dos seus ficheiros. Como é normal a operação de indexação pode ser um pouco demorada dependendo da quantidade de directórios e ficheiros a indexar sendo por isso aconselhável a mencionar os directórios em que realmente existe interesse em pesquisar e não todos os ficheiros do seu computador, mas se o quiser fazer, tudo bem ele aguenta bem. Dizia eu, que a operação pode ser demorada, por esse motivo pode automatizar a tarefa de indexação no CRON ou simplesmente quando não precisa do computador vir aqui e fazer o Update manualmente.

Eu não sei se existe alguma opção de desacelerar a indexação para que o programa possa fazer a indexação em background, no entanto e apesar de eu ter muitos, mas mesmo muitos ficheiros a indexar eu prefiro fazer a indexação manualmente quando me ausento, pois apesar de demorada a tarefa, a velocidade de indexação do programa é muito grande e nunca é assim tanto tempo que... justifique deixar a maquina uma manhã para o efeito, nada disso!. Até porque a 1ª vẽs que se executa o index é que é mais demorada tarefa pois a partir daí a tarefa é incremental, ao seja só é actualizado o que é novo.

Alem disso quando quiser e me apetecer eu simplesmente posso interromper a indexação sem problemas alguns. Neste momento e enquanto estou a escrever este artigo, estou a proceder a um update do index para que possa fazer a procura do arquivo onde estou a escrever estas linhas.

Em baixo o resultado da nossa pesquisa com o arquivo que estamos a escrever.

 

 

5 Estrelas!. Se quizer saber mais aqui fica a pagina do projecto http://www.lesbonscomptes.com/recoll/

É tudo por agora, façam bom proveito da aplicação.

Até à próxima.

Rui Pedro

 


 

 

 

ULTIMAS DICAS

Pesquisa no linux com Recooll

Configurar IP fixo no Ubuntu

MySQL - Alterar senha de root no Ubuntu

Crontab rápido e fácil.

K3b: O plugin Mp3 Audio Decoder não foi encontrado

Acedendo a Partições linux a partir do Windows


ULTIMOS ARTIGOS

Escolher uma distro pode ser mais difícil do que se pensa!

Aos que estão a começar...

Particionamento de Discos


MANUAIS

Super manual de comandos linux

Debian: O Sistema Operacional Universal

Aspectos Gerais sobre Linux

Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Manual sobre as portas mais comuns do PC

Manual Instalação Centos 5

Manual Instalação Centos 5.2 e Red Hat 5.2

Ubuntu Guia do Iniciante

Fedora Installation and Quick Star

Manual Virtual Box

Manual do Samba

urpmi Mini Howto

Servidor Web Apache

Servidor de ftp VSFTP

Backups com RSync

Tutorial phpMyAdmin

NX Server System Administrator's Guide

NVU User Guide

ClamAV User Manual

Manual completo HTML

Linux Dicas e Truques