MENU
Wallpappers
Humor
Icones
Hardware
Ouvi Dizer...
LINKS UTEIS
DICAS CURTAS

Identificar hardware no Linux

MPlayer: Ler imagem iso de um DVD

O comando shutdown : Desligue, programe, e faça muito mais ...!

Ktimer o temporizador do KDE e não só

Verificação da integridade de arquivos e imagens iso

Backup da MBR

Como instalar fontes Truetype no Linux «Ubuntu »

Agendar tarefas com CRON

COISAS... INTERESSANTES!

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Nomes cientificos de alguns dos sistemas operacionais existentes

Fantastic Music

Blogs a mais conteudo a menos..

Ouvi dizer! ... que os numeros nasceram assim...

Recuperar CD ao DVD estragado.

O Streamtuner e as rádios online (actualização)

Tipo: Tutorial
Por:  Rui Pedro      20/05/2012

 Pagina 1 de 2

 

Hoje volto a falar-vos de um programa que não dispenso há muito tempo. Adoro musica, hoje 'e mais do que nunca', não disponho de recursos que me permitam andar a toda a hora a comprar musica, se fosse possível eu era daquelas pessoas que ouviam musica 24 horas por dia. Perante essa impossibilidade a rádio foi e é a minha grande companheira de trabalho ao de viagem, ela segue-me para todo o lado. A internet e as rádios online oferecem-nos todos os conteúdos de uma forma grátis sem gastarmos um cêntimo " além da net claro", só necessitamos ter os recursos necessários, o Streamtuner é um deles. Ele serve não só para sintonizarmos as nossas rádios como para gravar também essas streams de rádio, etc.

O streamtuner é um navegador de directórios de média streaming. O programa em si neste momento não faz a leitura de qualquer ficheiro de musica, ao seja não tem funções de player incorporadas, ele simplesmente faz o downloads das listas streams de rádios online, e coloca-as à disposição do utilizador para escolha. Após seleccionada a nossa desejada o programa lança um Player (externo) predefenido para a leitura do streams de rádio. O Streamtuner faz uso de um sistema de plugins e oferece um intuitivo ambiente GTK2 para os directórios de rádio online com o SHOUTcast e Xiph.org ou o Google Stations, entre outros.

O projecto esteve parado durante bastante tempo (desde Dezembro de 2007). O seu mentor havia afirmado que não lançaria mais nenhuma versão com o formato da altura mas havia deixado a ideia de haver possibilidade de novas versões. Ainda usei o streamtuner por algum tempo mas já à cerca de 2 anos que não utilizo o programa.

Nos últimos tempos tenho usado de tudo um pouco, principalmente o Rhythmbox e Banshee, no entanto estes têm o problema de não navegarem pelos directórios de stream rádio sendo necessário adicionar as estações manualmente. A solução encontrada no entanto, não é bem uma boa solução tornando-se por vezes fastidiosa.

A solução mesmo, foi o regresso ao?, imagine! Streamtuner! Agora chamado de Streamtuner2.

É verdade, ele não morreu está melhor ainda, e recomenda-se. Pelo menos para quem tem openSUSE 12.1, já que não posso assegurar que nas outras distros esteja compilado da mesma maneira que neste.

Agora na versão 2 (tenho a versão 2.0.8) o streamtuner alem de navegador de stream rádio ele torna-se também um navegador de stream TV, conforme imagem abaixo.

 

Como navegador de directórios stream rádio e agora TV, o programa quando actualizado para a ultima versão estável e bem compilado pelo assemblador de pacotes para instalação, costuma funcionar bastante bem, bastando uma revisão na aplicação padrão para abertura dos streams. A escolha e selecção das estações à intuitiva e organizada, dando-nos a possibilidade de guardarmos as nossas estações preferidas num menu de estações favoritas.

Contudo as funções deste programa não se limitam a mero manager de estações rádio, ele é neste momento a melhor GUI que existe (eu não conheço melhor e já experimentei varias) como ia dizendo a melhor GUI para o Streamripper, um programa que ripa streams de rádio para mp3.

A instalação do Streamtuner não envolve qualquer problema já que normalmente ele faz parte dos repositórios de todas a distros. Procure por ele entre os pacotes da categoria Som ou Multimédia no seu instalador de pacotes.

Para lançar o Streamtuner2 pode escrever o seguinte comando numa consola como utilizador normal:

$ streamtuner2

ao procurar nos seus menus de aplicações Multimédia ou Som.

Demos então um passeio por esta aplicação para a conhecermos melhor.

Como verificamos na imagem acima a interface do Streamtuner é intuitiva e organizada e faz lembrar algo entre um browser web e um manager de ficheiros. Pois bem ele é ambas as coisas!, browser e manager como iremos verificar a seguir.

Na barra de ferramentas do programa encontramos o botão Reload que serve para actualizar a lista das estações em baixo, a seu lado sublinhado temos o cabeçalho com o nome do directório de streaming, neste caso o Xiph.org, se clicar-mos nele o Streamtuner lançara a pagina web desse directório de rádios, no browser predefenido nas opções, ( no meu caso o Firefox). Mais abaixo encontramos os separadores com os directórios onde constam as listas de estações. Entre os separadores encontramos logo no inicio os Favoritos onde pudemos colocar as nossas estações favoritas facilitando a escolha.

O separador Pré-selecções é um local onde são guardadas as estações que adicionamos manualmente ao Streamtuner. Seguem-se o celebre directório do Xiph.org, SHOUTcast, Live365 (não funciona neste momento) punkcast.com, Google Stations e basic.ch. Escusado será dizer que são milhares de rádios online com todo os géneros de musica ao nosso dispor absolutamente grátis. A terminar temos o nosso directório local de musica.

Quando seleccionamos um separador, por baixo na janela principal temos na esquerda um menu contendo os vários directórios organizados por géneros de musicas, e na direita as vários estações para selecção com as seguintes informações:

A - Menu mostrando os directórios com os vários géneros musicais.

B - Género musical da estação escolhida

C - Nome da estação de rádio ao TV

D - O nome da canção a tocar nesse momento ( requer o Reload para actualização )

E - Força de codificação do áudio

F - Homepage da estação escutada

 

 

 

 

ULTIMAS DICAS

Pesquisa no linux com Recooll

Configurar IP fixo no Ubuntu

MySQL - Alterar senha de root no Ubuntu

Crontab rápido e fácil.

K3b: O plugin Mp3 Audio Decoder não foi encontrado

Acedendo a Partições linux a partir do Windows


ULTIMOS ARTIGOS

Escolher uma distro pode ser mais difícil do que se pensa!

Aos que estão a começar...

Particionamento de Discos


MANUAIS

Super manual de comandos linux

Debian: O Sistema Operacional Universal

Aspectos Gerais sobre Linux

Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Manual sobre as portas mais comuns do PC

Manual Instalação Centos 5

Manual Instalação Centos 5.2 e Red Hat 5.2

Ubuntu Guia do Iniciante

Fedora Installation and Quick Star

Manual Virtual Box

Manual do Samba

urpmi Mini Howto

Servidor Web Apache

Servidor de ftp VSFTP

Backups com RSync

Tutorial phpMyAdmin

NX Server System Administrator's Guide

NVU User Guide

ClamAV User Manual

Manual completo HTML

Linux Dicas e Truques