MENU
Wallpappers
Humor
Icones
Hardware
Ouvi Dizer...
LINKS UTEIS
DICAS CURTAS

Identificar hardware no Linux

MPlayer: Ler imagem iso de um DVD

O comando shutdown : Desligue, programe, e faça muito mais ...!

Ktimer o temporizador do KDE e não só

Verificação da integridade de arquivos e imagens iso

Backup da MBR

Como instalar fontes Truetype no Linux «Ubuntu »

Agendar tarefas com CRON

COISAS... INTERESSANTES!

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Nomes cientificos de alguns dos sistemas operacionais existentes

Fantastic Music

Blogs a mais conteudo a menos..

Ouvi dizer! ... que os numeros nasceram assim...

O Sistema Operativo Linux - Parte IV

O sistema operativo linux - part. IV

Tipo: Manual
Por:  Rui Pedro      19-10-2010

 Pagina 5 de 16

 

Após uma viagem ao passado do linux e termos conversado sobre alguns aspectos do sistema operativo linux, o artigo que vos proponho nesta 4ª parte leva-nos numa viagem agora pelo mundo da consola até às entranhas do linux. Tinha previsto escrever eu mesmo o artigo, contudo a disponibilização de um livro para download no seu Blog por parte do nosso grande amigo Tales Araújo Mendonça ( quem disponibiliza um livro desta qualidade para download gratuitamente tem de ser considerado forçosamente um grande amigo por toda comunidade linux ), facilitou-me bastante o trabalho já que eu não escreveria melhor alem de que o artigo vai muito alem do que eu pretendia escrever.

Os meus agradecimentos ao Tales Araújo em meu nome e da comunidade do linux.meuhobby.com.


    O terminal de comandos do linux.

    É impossível falarmos do sistema operativo Linux sem falarmos do seu terminal ( Consola), esta reflecte a eficiência do linux e explora todo o seu potencial, potencial esse que é impossível de retirar de outra forma que não seja através dela. Longe vão os tempos em que o linux assustava toda a gente com aquela janela preta com um cursor a piscar, hoje o utlizador comum não necessita mais de tocar na consola para configurar e utilizar o seu linux, existem distros linux que tornaram-se mais fáceis de configurar e utilizar do que o Windows hoje em dia, contudo, quando temos o bichinho informático no sangue e queremos explorar mais a fundo o nosso sistema a consola é uma mais valia.

    Quando executamos algo na consola a eficácia nota-se logo, ela faz questão de nos mostrar o que o sistema está a fazer, ela faz-nos perguntas, ela sugere, ela avisa, e principalmente faz mesmo. Para mim não existe nada mais irritante do que configurar uma rede no Windows Vista ou Seven. Que coisa! então este Seven, valha-me Deus!. Uma das coisas que mais me irrita no Windows é isso mesmo, ele faz o que ele quer não aquilo que eu quero. Isto porque as ferramentas gráficas podem ser uma grande ajuda para quem não percebe patavina ( ou não!) mas não é comparável o grau de eficiência. É este o motivo porque os servidores raramente têm ambientes gráficos, porque estes não só transportam com eles falhas de segurança como também as sua ferramentas gráficas não são eficientes.

    Não quero dizer com isto que deveremos colocar de lado as ferramentas gráficas, antes pelo contrario elas foram feitas para serem usadas e para nos facilitar a vida, contudo se não tem uma ferramenta gráfica valida para determinado efeito não se coíba de usar a consola. Antes pelo contrario vá aprendendo com o tempo a compreende-la e a usa-la.

    Como atrás havia mencionado a 4ª parte de Manual sobre o sistema Operativo Linux tem por base o livro do nosso amigo Tales. O livro é na minha opinião excelente, um pouco avançado para quem inicia já que ele foi escrito para utilizadores já com alguma experiência, contudo a linguagem é muito simples. O livro dá também alguns conceitos básicos ao leigo na matéria e dessa forma as coisas tornam-se muito mais fáceis de entender . Ele livro intitula-se Manual de Sobrevivência, a 1ª edição foi lançada em Fevereiro de 2006, contudo, o seu conteúdo mantem-se actual. Quase 5 anos volvidos o seu autor disponibiliza-o para download no seu Blog para toda a comunidade num gesto digno de registo. Ele aqui fica para download a partir do blog do nosso amigo Tales. Deixo-vos também dois artigos de sobre comandos linux mais básicos mas muito usados no dia a dia.

     

     

    Artigo sobre comandos básicos:

 

 

 

ULTIMAS DICAS

Pesquisa no linux com Recooll

Configurar IP fixo no Ubuntu

MySQL - Alterar senha de root no Ubuntu

Crontab rápido e fácil.

K3b: O plugin Mp3 Audio Decoder não foi encontrado

Acedendo a Partições linux a partir do Windows


ULTIMOS ARTIGOS

Escolher uma distro pode ser mais difícil do que se pensa!

Aos que estão a começar...

Particionamento de Discos


MANUAIS

Super manual de comandos linux

Debian: O Sistema Operacional Universal

Aspectos Gerais sobre Linux

Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Manual sobre as portas mais comuns do PC

Manual Instalação Centos 5

Manual Instalação Centos 5.2 e Red Hat 5.2

Ubuntu Guia do Iniciante

Fedora Installation and Quick Star

Manual Virtual Box

Manual do Samba

urpmi Mini Howto

Servidor Web Apache

Servidor de ftp VSFTP

Backups com RSync

Tutorial phpMyAdmin

NX Server System Administrator's Guide

NVU User Guide

ClamAV User Manual

Manual completo HTML

Linux Dicas e Truques