MENU
Wallpappers
Humor
Icones
Hardware
Ouvi Dizer...
LINKS UTEIS
DICAS CURTAS

Identificar hardware no Linux

MPlayer: Ler imagem iso de um DVD

O comando shutdown : Desligue, programe, e faça muito mais ...!

Ktimer o temporizador do KDE e não só

Verificação da integridade de arquivos e imagens iso

Backup da MBR

Como instalar fontes Truetype no Linux «Ubuntu »

Agendar tarefas com CRON

COISAS... INTERESSANTES!

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Nomes cientificos de alguns dos sistemas operacionais existentes

Fantastic Music

Blogs a mais conteudo a menos..

Ouvi dizer! ... que os numeros nasceram assim...

O Sistema Operativo Linux - Parte VI - As Distros

O sistema operativo linux - part. VI - As Distros II

Tipo: Manual
Por:  Rui Pedro      06-11-2010

 Pagina 8 de 16

 

Começamos no artigo anterior com a Debian "rainha das distros", e sigo neste artigo com a apresentação das distros e respectivos manuais. Se anteriormente considerei a Debian a rainha das distros sigo na mesma linha de pensamento e considero o Red Hat o rei das distros. É sobre ele que iremos falar nesta artigo.


     

    Red Hat - O Rei das Distros

    Assim como a Debian é a rainha das distros O Red Hat é "o rei do chapéu", com 1 ano e pouco a menos do que a Debian o Red Hat é também ele uma das distros mais velhas ainda no activo e uma das empresas de maior sucesso no mundo linux. Ela discute a liderança do software de servidores de pequeno e grande porte e software empresarial com as melhores empresas do mundo como a IBM, a Novell, a HP, a Sun etc.

    O empresa Red Hat, Inc. é uma das principais impulsionadoras do desenvolvimento do linux sendo uma acérrima defensora do linux e do software opensource, isto contudo não evita que as suas distribuições linux sejam um software pago, (ser opensource não quer dizer que seja grátis, não confundir as coisas). Durante algum tempo a Red Hat manteve a sua distro disponível para download ( o meu primeiro contacto com o linux foi em 2001 com precisamente o Red Hat 6.2) contudo em 2003 a empresa decide dedicar-se ao mundo corporativo com as sua versão Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade o que se mantém até hoje.

    Hoje a distribuição Red Hat vive espalhada no mundo empresarial e de grandes corporações, não morreu, antes pelo contrario o Red Hat contínua bem vivo alimentando a sede de coisas novas numa grande comunidade de desenvolvedores e utilizadores diários. O rei não morreu, ele apenas tomou conta de outros cargos e para tomar conta da comunidade, ele colocou o seu príncipe ( fedora) no seu lugar. Em 2003 a empresa ao mesmo tempo que mudava o seu rumo o rei tinha um filho, o Fedora que seria entregue á comunidade para educar.

    Mais...

     

     

     

    O Projecto Fedora

    Em 2003 uma nova distro nascia pela mão da Red Hat, ele era o seu príncipe, tinha o seu apoio, tinha o seu sangue, e a 6 de Novembro de 2003 o Fedora Core 1 é disponibilizado publicamente para download no site da fedora a qualquer um de forma grátis e completamente aberta. A comunidade Red Hat resmungando com a partida que a Red Hat lhe havia pregado adere ao Fedora Core e iria ela fazer destra distro, a distro mais moderna da actualidade e uma das melhores distros para utilizadores experts, falhando um pouco o alvo dos utilizadores newbie (novos). Se quizer saber um pouco mais da historia da distro pode fazĂȘ-lo neste artigo http://linux.meuhobby.com/index.php?pag=artigos/Historico-Distros/fedora.html.

    A actualidade da distro é de tal ordem que ela sofre as consequências disso mesmo, os bugs teimam em não largar a distro a tempo e horas fazendo com que a distro nas suas ultimas versões não tenha conseguido atingir o alto nível de estabilidade que tanto queria para se tornar a melhor distro linux da actualidade. Daí o motivo porque a distro falha a recomendação para newbies, pois estes por norma não conseguem ligar com os pequenos bugs que vão aparecendo aqui e ali.

    Não se fique com a ideia que a distro é má então, não, longe disso, ela é sim é para utilizadores mais experientes, esses sim conseguem utilizar a distro, afinar e maquina, e torna-la única. Filha de sangue puro, ela tem por base sempre as ultimas versões do Red Hat e recebe deste as ultimas invenções em tecnologias, daí a sua actualidade.

    No momento em que escrevo este artigo o fedora encontra-se na versão 14 acabada de lançar. Mais uma vês ele aparece com as ultimas e assim lá encontramos :

    1. Carregamento e salvamento mais rápido de imagens JPEG por meio da libjpeg-turbo;
    2. Imagens prontas para serem usadas no ambiente de computação em nuvem Amazon EC2;
    3. Melhor experiência em netbooks com o MeeGo;
    4. Plataforma de interacção com desktops virtualizados denominada Spice;
    5. Prévia do systemd, o futuro substituto do upstart;
    6. BrOffice 3.3;
    7. Gnome 2.32;
    8. KDE 4.5;
    9. Perl 2.7;
    10. Sugar 0.9.

    Ou seja tudo do mais moderno que há.

    Aos interessados em conhecer melhor a distro ao mesmo utiliza-la podem fazer o download acedendo á pagina de downloads da fedora clicando na foto ao lado, deixo-vos também um manual de instalação e utilização do fedora 13 ( o 14 não difere grande coisa) em baixo.

     

    Fedora-13-Installation_Quick_Start_Guide-pt-PT.pdf

     

     

     

    Contínua ---->

     

     

 

 

ULTIMAS DICAS

Pesquisa no linux com Recooll

Configurar IP fixo no Ubuntu

MySQL - Alterar senha de root no Ubuntu

Crontab rápido e fácil.

K3b: O plugin Mp3 Audio Decoder não foi encontrado

Acedendo a Partições linux a partir do Windows


ULTIMOS ARTIGOS

Escolher uma distro pode ser mais difícil do que se pensa!

Aos que estão a começar...

Particionamento de Discos


MANUAIS

Super manual de comandos linux

Debian: O Sistema Operacional Universal

Aspectos Gerais sobre Linux

Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Manual sobre as portas mais comuns do PC

Manual Instalação Centos 5

Manual Instalação Centos 5.2 e Red Hat 5.2

Ubuntu Guia do Iniciante

Fedora Installation and Quick Star

Manual Virtual Box

Manual do Samba

urpmi Mini Howto

Servidor Web Apache

Servidor de ftp VSFTP

Backups com RSync

Tutorial phpMyAdmin

NX Server System Administrator's Guide

NVU User Guide

ClamAV User Manual

Manual completo HTML

Linux Dicas e Truques