MENU
Wallpappers
Humor
Icones
Hardware
Ouvi Dizer...
LINKS UTEIS
DICAS CURTAS

Identificar hardware no Linux

MPlayer: Ler imagem iso de um DVD

O comando shutdown : Desligue, programe, e faça muito mais ...!

Ktimer o temporizador do KDE e não só

Verificação da integridade de arquivos e imagens iso

Backup da MBR

Como instalar fontes Truetype no Linux «Ubuntu »

Agendar tarefas com CRON

COISAS... INTERESSANTES!

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Nomes cientificos de alguns dos sistemas operacionais existentes

Fantastic Music

Blogs a mais conteudo a menos..

Ouvi dizer! ... que os numeros nasceram assim...

A Internet torna as pessoas inteligentes?

A Internet torna as pessoas inteligentes?

Tipo: Opinião
Por:  fhespanho 24/03/2010

fonte : http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-Internet-torna-as-pessoas-inteligentes/


 

Como professor e técnico de informática venho presenciado um fenômeno interessante. Enquanto todos dizem que a Internet é uma ferramenta de inclusão social, fonte vastíssima de conhecimentos e de desenvolvimento do raciocínio, não é isto que presencio todos os dias.

Por: flavio ferreira hespanhol


    A Internet torna as pessoas mais inteligentes?


    Como professor e técnico de informática venho presenciado um fenômeno interessante. Enquanto todos dizem que a Internet é uma ferramenta de inclusão social, fonte vastíssima de conhecimentos e de desenvolvimento do raciocínio, não é isto que presencio todos os dias.

    Pelo contrário, é cada vez maior o número de pessoas que se alienam graças a Internet, os programadores casuais que antes contribuíam para o desenvolvimento da informática e do GNU/Linux hoje sumiram, os desenvolvedores WEB hoje limitam-se a copiar templates e usar programas como o DreamWeaver, que incham o código das páginas geradas criando uma necessidade maior de espaço e eventualmente um acréscimo de preço no valor da hospedagem graças ao fato de que o provedor tem de ter grande capacidade para trabalhar com páginas muito pesadas.

    O problema é que a Internet tornou as pessoas preguiçosas. Para que vou perder tempo criando um programa se posso baixá-lo de sites como Baixaki ou Superdownloads sem dificuldades?

    Outra coisa, a Internet tornou-se um brinquedo para os adultos que passam 24 horas do dia no Twitter, MSN, Orkut ou jogando jogos como TribalWars por exemplo, que consomem todo o tempo das pessoas sem acrescentar nada de útil.

    O que vemos hoje é um fenômeno interessante, onde a Internet está assumindo o posto da TV no papel de emburrecer as pessoas e torná-las cada vez mais alienadas. Em sites como o tolicesdoorkut.com e failblog.com.br temos exemplos de como as pessoas estão perdendo sua capacidade de raciocínio.

    Em minhas aulas sofro para fazer as pessoas entenderem que computador não funciona como televisão, onde basta apertar um botão para ligar, desligar e mudar os canais. É preciso pensar e planejar suas ações antes de executá-las e o principal, LER AS INSTRUÇÕES que aparecem na tela do computador.

    Eu canso de explicar procedimentos simples como copiar, recortar, colar e abrir arquivos e as pessoas simplesmente não conseguem assimilar, pois tem preguiça de pensar e estão mais preocupadas em ler as futilidades que recebem por e-mail, fofocar no MSN ou perder tempo lendo as inutilidades que aparecem no Orkut ou Twitter.

    Em outro artigo entitulado Blogs de mais, conteúdo de menos, abordo o problema das páginas que são apenas cópias de outras. Ou seja, o cara não tem nem a criatividade de criar nada copiando tudo que aparece pela frente e jogando em seu Blog ou sita, que por sua vez é montado usando templates pré-montados oferecidos pelas empresas que oferecem o serviço de blog para ele.

    O mesmo vem acontecendo com os programadores. Meu pai era analista de sistemas e utilizava ferramentas DOS para criar programas como o Clipper e o GAS e acreditem, ele criava excelentes programas com estas ferramentas. Quando comecei a aprender informática as linguagens mudaram, mas ainda produzi muitos formulários e bancos de dados usando V.B 6.0 e jogos usando um programinha chamado Game maker, onde eu desenhava os personagens e criava os Sprites do jogo neste programa em horas e horas de diversão, o mesmo em websites, eu tinha um manual de HTML que utilizava para desenvolver páginas e dar efeitos a ela sem dificuldades e a página carregava facilmente. Mas tudo isto a custa de aprendizado e cursos, sempre gostei de ler e me manter informado. Ao fazer um curso de eletrônica ou informática eu procuro comprar publicações sobre o assunto e acompanhar notícias sobre ele. Assim você não fica limitado somente ao que o professor fala em sala de aulas e seu nível de conhecimentos se expande.

    Foi justamente esta característica que me fez aprender a usar o GNU/Linux e hoje conseguir utilizá-lo sem problemas no lugar do Windows, que a meu ver é um dos principais colaboradores para o emburrecimento das pessoas. O Windows está se tornando uma central de entretenimento e o MSN um dos principais elementos alienantes da atualidade.

    O mesmo pode ser dito do Orkut e de jogos online, como o citado TribalWars, onde você perde um dia inteiro em frente ao computador sem produzir nada de útil. Com as novas TVs que permitem conectar o computador a elas e a computação em nuvens, a coisa só tende a piorar.

    O nível de leitura e compreensão de texto das pessoas está baixíssimo, escrever então é tarefa dificílima para a maioria das pessoas que ao digitarem textos no MSN ou Orkut expõem seu analfabetismo funcional.

    De posse destes fatos deixo a pergunta: Será que a Internet realmente é um benefício? Ou será que estamos criando um novo modo de manter as massas alienadas como tentaram fazer com a TV? Pois enquanto as pessoas passam as 24 horas do dia na Internet perdendo precioso tempo, os políticos continuam suas votações no plenário, os desastres ambientais continuam ocorrendo, patrões continuam a explorar seus funcionários e por aí vai.

    Até á proxima

 

 

ULTIMAS DICAS

Pesquisa no linux com Recooll

Configurar IP fixo no Ubuntu

MySQL - Alterar senha de root no Ubuntu

Crontab rápido e fácil.

K3b: O plugin Mp3 Audio Decoder não foi encontrado

Acedendo a Partições linux a partir do Windows


ULTIMOS ARTIGOS

Escolher uma distro pode ser mais difícil do que se pensa!

Aos que estão a começar...

Particionamento de Discos


MANUAIS

Super manual de comandos linux

Debian: O Sistema Operacional Universal

Aspectos Gerais sobre Linux

Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Manual sobre as portas mais comuns do PC

Manual Instalação Centos 5

Manual Instalação Centos 5.2 e Red Hat 5.2

Ubuntu Guia do Iniciante

Fedora Installation and Quick Star

Manual Virtual Box

Manual do Samba

urpmi Mini Howto

Servidor Web Apache

Servidor de ftp VSFTP

Backups com RSync

Tutorial phpMyAdmin

NX Server System Administrator's Guide

NVU User Guide

ClamAV User Manual

Manual completo HTML

Linux Dicas e Truques